
Vamos falar sobre Câncer de Cabeça e Pescoço? Este termo é utilizado para os tumores malignos que podem aparecer na boca, língua, gengivas, bochechas, laringe e diversas estruturas nesta região do nosso corpo.
Eles representam a segunda maior incidência em homens brasileiros. A informação é do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e acende um alerta para a prevenção.
No Brasil, essas enfermidades têm alto índice de mortalidade. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas só procuram um Médico quando já estão com um quadro avançado da doença.
O grande desafio é o diagnóstico precoce e a conscientização das pessoas para a importância de se cuidar. Por isso, foi criada a campanha Julho Verde.
Os cânceres de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%.
Com o desenvolvimento da doença é comum aparecer:
- manchas brancas na boca
- dor local
- lesões com sangramento ou cicatrização demorada
- nódulos no pescoço
- mudança na voz e rouquidão
- dificuldade para engolir.
Os principais fatores de risco são:
- tabagismo
- consumo de álcool
- infecções por HPV
- excesso de exposição solar.
Para se prevenir:
- use boné e filtro solar
- não fume
- evite o consumo de álcool
- use preservativos durante o sexo
- vacine-se contra o HPV.
Com o autoexame, por exemplo, é possível identificar se existem feridas na boca que não cicatrizam há mais de duas semanas ou inchaços no pescoço.
Fique em alerta para os sinais do seu corpo e mantenha consultas regulares com a sua Equipe de Saúde.
Cuide-se!