Os brasileiros passam mais de 5  horas por dia em aplicativos navegando sem ver o tempo passar, é o que mostra os dados da consultoria App Annie, que realiza análises do mercado mobile.  No entanto, é preciso ter cautela na quantidade de tempo que se fica online e, também, no tipo de conteúdo que está sendo visto.

Apesar do “bum” que as redes sociais trouxeram para as nossas vidas durante a pandemia , passar horas conectado pode fazer mal à saúde, tanto pela quantidade de informação quanto pela dependência. Quem passa grande parte do tempo online tende a se isolar, a viver um mundo que não é real, não segue uma alimentação correta, pode se frustrar e ainda desenvolver transtorno de ansiedade.

Tempo ideal
Entre uma conversa, um aplicativo, uma conferida nas redes sociais, perdemos a noção do tempo e até mesmo o que estávamos buscando na internet. Mas como controlar e não exagerar no uso? Hoje, os smartphones possuem recursos que monitoram a quantidade de tempo que o celular é usado. E o melhor é que é possível controlar e definir quanto tempo diariamente você pode usar as redes sociais.

A função está disponível nas configurações ou ajustes do aparelho. Além disso, outras dicas de uso podem te ajudar a cuidar da sua saúde mental:

  • Observar o que você faz e como se sente 
  • Sempre ter um análise crítica das redes sociais
  • Não se perder no que não é real
  • Fazer um detox
  • Ocupar a mente
  • Praticar atividade física 

Diário do autocuidado
Aqui na FCA os beneficiários e beneficiárias podem também contar com apoio profissional especializado por meio do LeveMente, Programa de Promoção da Saúde. Por meio dele, tratamos alterações mentais com uma equipe multiprofissional, como psicólogos e psiquiatras, com planos de cuidados exclusivos.

Lembre-se: a melhor conexão é com você!