No último domingo, dia 14 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Café, a bebida mais popular e a segunda mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água.

A maioria das pessoas que toma café diariamente acredita que ele contém somente, ou principalmente, cafeína. Grande engano. O café possui, no máximo, 2,5 % de cafeína. Os outros 97,5% são divididos entre outras substâncias, como minerais, aminoácidos, vitaminas e proteínas. Isso explica os vários benefícios que essa bebida pode nos proporcionar. 

Estudos apontam que pessoas saudáveis podem tomar até 400mg de cafeína por dia (o que corresponde a cerca de 5 xícaras de café). E que essa dosagem deve ser reduzida em situações de gravidez, doenças cardiovasculares (como hipertensão) e colesterol alto.  

Há ainda as contraindicações: para casos de insônia, osteoporose avançada, irritações no estômago ou hipersensibilidade à cafeína. Além disso, não é indicado tomar café próximo ao horário de dormir para não prejudicar o sono.  

Mas, o ideal é consultar-se com um profissional da saúde para orientação individualizada quanto ao consumo de café, levando em consideração as características de cada pessoa e cada organismo. 

Dentre os benefícios do café no dia a dia, estão: 

  • Ajuda na perda de peso 
  • Melhora o desempenho durante atividades físicas  
  • Diminui o estresse  
  • Melhora a memória e o raciocínio 
  • Auxilia na digestão e no funcionamento do intestino 
  • Contribui para o alívio das dores de cabeça 

Outras curiosidades 

O café, quando consumido com moderação, ainda pode oferecer outros benefícios para a saúde. Confira! 

Estimulação mental: a cafeína presente no café pode melhorar o humor, o estado de alerta, a concentração e o desempenho cognitivo

Proteção do cérebro: algumas pesquisas sugerem que o consumo moderado de café pode estar associado a um menor risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson

Redução do risco de certas doenças: estudos têm sugerido que o consumo regular de café pode estar associado a um menor risco de desenvolver doenças como depressão, diabetes tipo 2, doença hepática e certos tipos de câncer, como o de fígado e o colorretal. 

Que tal um convite para um café? O café também pode ser facilitador de momentos de bem-estar em família e com amigos, proporcionando uma oportunidade para conexão, conversa e trocas. Aproveite a data e tenha um ótimo café!