
Sabemos que o câncer é um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que atingem diversas partes do nosso corpo. De acordo com o Ministério da Saúde (OMS), atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano, entre idades de 30 e 69 anos. E que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
Nesta semana, um caso chamou a atenção e reforçou a importância do diagnóstico precoce.
Retinoblastoma
Chamamos a atenção para um caso recente que ocorreu com a filha de um apresentador da TV brasileira, que foi diagnosticada com um tipo de câncer raro nos olhos, o Retinoblastoma.
A doença atinge, principalmente, as crianças e se dá nas células da retina. Segundo a OMS, o principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é um reflexo branco na pupila, conhecido como ‘sinal do olho de gato’, que aparece em fotografias feitas com flash. Outros sintomas como vermelhidão, baixa visão, conjuntivite e inflamações são sinais da doença.
O tumor na sua maioria é curável em seu diagnóstico precoce. Entre os tratamentos estão a quimioterapia, radioterapia e o laser. Em alguns casos pode ocorrer a retirada cirúrgica do globo ocular.
Diagnóstico Precoce
- Faça o Teste do Olho Vermelho ainda na maternidade
- Leve a criança ao Oftalmologista antes dos três anos de idade
- Verifique se há casos de Retinoblastoma na família
Cientistas e médicos têm trabalhado em diversas ações na luta contra o câncer, em busca de diagnósticos cada vez mais precoces e para tornar os tratamentos menos dolorosos e com mais chances de cura. Por aqui, na Stelallantis Saúde, beneficiários e beneficiárias contam com o SuperAção.
O programa é destinado a titulares e dependentes de qualquer idade que possuam o diagnóstico de doenças oncológicas, independente do estágio da doença. Estes são acolhidos pela equipe de Atenção Primária para orientações e encaminhamento ao tratamento precoce e adequado, evitando assim complicações clínicas.
Para mais informações, basta agendar uma consulta com o seu Médico de Referência pela Agenda Fácil (site ou aplicativo) ou Disque Saúde (31) 3304-3900.
Lembre-se: o diagnóstico precoce salva vidas!