O combate ao fumo é conscientizado há muitas décadas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o percentual de adultos fumantes no Brasil tem apresentado uma queda em função das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco. 

Apesar disso, ainda é preciso melhorar, pois o tabaco ainda é  considerado a maior causa de câncer de pulmão e fator de risco para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos na população. 

Planeta Vida
Além de afetar o nosso organismo, o cultivo do tabaco e a produção não sustentável destrói a vida em nosso planeta.

A destruição ocorre desde as queimadas florestais, poluição das  águas e o excesso de resíduos de produtos químicos.

  • Cerca de 600.000.000 árvores são cortadas para produzir cigarros;
  • 84.000.000 toneladas de emissões de CO2 são liberadas no ar elevando a temperatura global com seu cultivo e fabricação
  • 22.000.000.000 litros de água são usados para produzir cigarros


Pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é uma das  dez principais ameaças à saúde. Quando há uma queimada, por exemplo, vários poluentes altamente tóxicos são liberados e podem causar diversas doenças respiratórias, em adultos, jovens, idosos e ainda colocam os animais em risco. 

O tabagismo afeta o desenvolvimento do nosso ecossistema e da nossa saúde. Por isso, devemos levantar a bandeira do combate ao fumo. 

Por aqui, beneficiários e beneficiárias contam com o apoio do MelhorAr, Programa da Promoção da Saúde que auxilia o combate ao tabagismo e na melhora da qualidade de vida.

Parar de mudar é mais que uma escolha, é necessidade de vida. Escolha viver!