
Como entender que o tempo mínimo dedicado ao autocuidado pode mudar a nossa vida? É quando entendemos que a saúde é um conjunto de bem-estar físico, mental e social.
Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) observaram que pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana para adultos, incluindo quem possui doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos para crianças e adolescentes é essencial para o nosso corpo e mente.
Cronograma e prioridades
Procure colocar em uma agenda ou bloco de anotações os horários livres da sua rotina diária e veja como encaixar uma atividade física. Busque colocar o exercício físico como uma prioridade dentro do seu cronograma
Escolha o que você gosta e vença a preguiça
Essa é a parte fundamental, praticar exercícios físicos que não trazem interesse irá te desmotivar. Haverá dias que a preguiça irá fazer você desanimar, mas lute contra.
O relógio e a sua saúde
- CORRER por 30 minutos, em 5 dias consecutivos
- CAMINHAR por 20 minutos, em 7 dias consecutivos
- PEDALAR por 45 minutos, em 3 dias alternados
- FUTEBOL por 60 minutos, em 2 dias alternados
- MUSCULAÇÃO por 40 minutos, em 3 dias alternados
Total contra o sedentarismo: 150 minutos de exercícios físicos na sua semana!
Há outras diversas opções de exercícios físicos e métodos que podem ser praticados. O ideal é que antes de iniciar alguma atividade, seja feita uma avaliação por um especialista. Apesar das recomendações, ele é o único capaz de avaliar as condições físicas da sua saúde junto ao Médico de Referência.
Lembre-se, é possível ter tempo e saúde! Cuide-se.