Brincadeiras à parte, seja você quem acabou de tirar a carteira ou quem já tem muita estrada percorrida, uma coisa é certa: até o melhor motor precisa de cuidado para continuar rendendo bem. Assim como o carro, o corpo também precisa de manutenção para seguir acelerando com qualidade e segurança. 

Neste Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, lembre-se: prevenir é o melhor jeito de evitar panes. 

Aqui na Stellantis Saúde, no último ano*, nossos dados mostram um alerta importante:  entre os beneficiários titulares de 18 a 33 anos, cerca de 50% ainda não passaram nem por uma revisão básica no último ano, o que indica que o cuidado com a saúde continua sendo adiado nessa fase da vida. 

No geral, cerca de 60% dos homens titulares tiveram acompanhamento do Médico de Referência nos Núcleos de Saúde no último ano. Isso é muito bom, mas ainda temos um caminho para melhorar! 

Entre os beneficiários titulares acima de 49 anos, o cenário é melhor, com mais de 70% realizando atendimentos regularmente e mantendo o acompanhamento em dia. 

Esse comportamento de adiamento não é exclusivo dos nossos beneficiários. Dados do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostraram que 70% dos homens procuram atendimento médico apenas por cobrança dos familiares. Mais da metade desses pacientes adia a ida ao médico e já chega com doenças em estágio avançado.  

O estudo aponta ainda que a baixa procura está ligada ao medo, à síndrome do super-herói e ao receio de parecer vulnerável. Mas essa história pode ser diferente. Aqui na Stellantis Saúde, estamos de braços abertos para te ajudar a quebrar esse ciclo e colocar o cuidado com a saúde em primeiro lugar. 

  • Conhecer seu corpo, seus sinais e agir antes que problemas apareçam 
  • Pratique atividade física regularmente. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana
  • Manter uma alimentação saudável, com pouco consumo de alimentos industrializados e bebidas alcoólicas 
  • Consumir, ao menos, 2 litros de água diariamente  
  • Consultar anualmente com médico e fazer exames periódicos. 

O rastreamento do câncer de próstata, por meio de consultas e exames, deve ser feito para todos os homes a partir de 50 anos. Exceto para quem apresenta algum fator de risco, como histórico familiar, raça (maior incidência em homens negros) e obesidade mórbida que deve iniciar os cuidados preventivos aos 45 anos. 

É bom saber que o exame de sangue (PSA) é fundamental para detectar precocemente o câncer de próstata. Trata-se de um exame de sangue cuja alterações no resultado podem indicar a necessidade de uma investigação mais detalhada. 

Quanto ao exame de toque, sem tabus: ele é rápido, indolor, sem riscos, dura em média 10 segundos e não exige preparo prévio. Realize sempre que indicado é simples, rápido e essencial. 

É bom lembrar que, para facilitar, a Stellantis Saúde oferece exames preventivos sem coparticipação, para que você cuide da sua saúde sem preocupações: no plano Apartamento, os exames de PSA (exame de sangue para a próstata) e sangue oculto nas fezes são isentos, e no plano Enfermaria, todos os exames também não têm coparticipação.  

Para realizar os exames, é necessária solicitação médica, que pode ser feita por qualquer profissional médico, inclusive pelo urologista. Aproveite o benefício e mantenha sua saúde em dia! 💙 

Ignorar a revisão preventiva é como rodar com a luz de alerta acesa: até o motor mais potente pode falhar. Cuidar de você hoje garante energia e disposição para estar presente amanhã. 

Manter uma rotina saudável também faz parte da manutenção: alimentação equilibrada, atividade física, sono de qualidade e controle do estresse mantêm o corpo em alta performance. 

Luz de alerta apagada, tanque cheio e revisões em dia? Então é só acelerar. Cuide da sua saúde hoje para seguir firme em todos os trajetos da vida. 

Stellantis Saúde: o cuidado que te acompanha em todas as rotas!  

*Dados referentes a setembro de 2024 a setembro de 2025.