
Muito além de definir o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de trazer dados ou números de pessoas que convivem com o Autismo no Brasil ou no mundo, queremos destacar a importância de usar o seu tempo para buscar informação sobre o assunto.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno mental, o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Embora não tenha causas determinadas, pode estar relacionado a fatores genéticos e ambientais.
A grande diversidade de características dificulta o diagnóstico, pois quem possui TEA pode apresentá-las em conjunto ou separadamente:
- Apresentam isolamento mental
- Possuem insistência obsessiva na repetição
- Adotam elaborados rituais e rotinas
- Têm fixações e fascinações direcionadas e intensas
- Apresentam escassez de expressões faciais e gestos
- Não olham diretamente para as pessoas
- Têm uma utilização anormal da linguagem
- Apresentam boas relações com objetos
- Apresentam ansiedade excessiva
- Não adquirem a fala ou perdem a anteriormente adquirida
De acordo com a cartilha “Autismo – Orientação para pais”, elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Casa do Autista, acredita-se também que o transtorno acontece em crianças organicamente predispostas, nas quais um trauma emocional precipitou a desordem.
Na Stellantis Saúde oferecemos o LeveMente, Programa de Promoção da Saúde que conta com uma equipe multiprofissional, como psicólogos e psiquiatras, por meio da Nossa Rede Credenciada. Para saber mais, converse com um Médico Stellantis Saúde.
Dúvidas? (31) 3304-3900.
Fontes: