Quando falamos em saúde mental, é claro que pensamos em depressão e ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão e apesar desse grande número, muitos ainda não sabem que tem.

Isso acontece porque, muitas vezes, ela é confundida com tristeza, que é um sentimento que acaba com um tempo e geralmente vem acompanhada de um fato ocorrido. Já a depressão pode se  desenvolver por vários fatores, como genética, alterações biológicas e psicológicas. Sintomas com insônia, desinteresse em atividades diárias, dificuldade de concentração, alterações no apetite e pensamentos de culpa excessiva e suicídio são indícios da doença.

E se for ansiedade?

Há também quem se sinta aflito, inquieto, com medo e preocupação com o futuro, são os que, geralmente, possuem transtorno de ansiedade. Normalmente,  quem sofre com esse problema não tem pensamentos suicidas, mas quando não tratada pode desencadear uma depressão.

Portanto, é necessário observar como o seu corpo e mente estão reagindo no dia a dia e ao perceber que algo não está indo bem, procure ajuda e converse com o seu Médico de Stellantis Saúde.