
Desrespeitar as regras de trânsito vai além dos riscos, é uma situação que diz muito sobre nós. Pois, as nossas ações refletem sobre a empatia e responsabilidade.
Por exemplo, se um pedestre, motorista, ciclista, motociclista ou passageiro desrespeita as normas de trânsito, todos correm perigo ao seu redor.
Dever de todos
Quando pensamos em trânsito, geralmente vem na cabeça apenas veículos automatizados. Mas, na prática, a realidade é outra. Nas vias existem pessoas, animais, passeios e sinalização que dizem respeito a todos nós.
Os pedestres, por exemplo, também têm artigos nas leis de trânsito que definem as suas responsabilidades. Situações como andar no meio da rua ou atravessar fora da faixa de segurança, passarela ou qualquer outra passagem destinada para quem anda a pé, estão sujeitas a multa.
Imagina para um motorista que vem na via e tem que reduzir bruscamente porque uma pessoa resolveu atravessar fora da faixa ou sem respeitar a sinalização do semáforo?
São diversas as situações, como por exemplo, o motorista que estaciona o seu veículo em local prioritário para idosos ou cadeirantes. Ele acaba atrapalhando a acessibilidade do outro.
Podemos ainda ver outro cenário: em uma via, que tem a sinalização sobre animais na pista, um motorista dirige com pressa para chegar ao seu destino, sem respeitar a sinalização e atropela um animal.
Portanto, não vale correr riscos desnecessários e trocar a vida por minutos ou até mesmo pela falta de responsabilidade. Saiba que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se aplica a todas categorias.
Pratique o seu dever, a sua empatia e salve vidas!