Na sociedade existem algumas teorias que não são verdadeiras sobre a saúde do homem. E, que muitas vezes podem ajudar a aumentar a resistência das pessoas em relação ao autocuidado.

Veja alguns deles: 

PESSOAS DO SEXO MASCULINO VIVEM, EM MÉDIA, 7 ANOS E MEIO A MENOS QUE DO FEMININO?

VERDADE! Em todo o mundo os homens vivem menos que as mulheres, esta é diferença no Brasil inclusive aumenta. Isso ocorre porque os homens se expõem mais a atividades de risco à vida, são mais vulneráveis às doenças e geralmente não fazem consultas anuais com a Equipe de Saúde.

O SEXO MASCULINO É MAIS SUSCETÍVEL À DOENÇAS?

VERDADE. Isso porque, segundo pesquisas, a testosterona, que é o hormônio responsável pelas características masculinas, está relacionada a um enfraquecimento do sistema imunológico diante de uma doença. Essa maior propensão também é devida aos hábitos como sedentarismo, alimentação ruim, abuso de alcoolismo e menos ida ao consultório médico,  atrapalhando o diagnóstico precoce. Apesar de  existir homens que se cuidam, é também uma questão cultural brasileira do sexo masculino procurar ajuda médica apenas quando o “mal-estar” atrapalha sua vida cotidiana.

OS HOMENS JOVENS NÃO PRECISAM SE PREOCUPAR COM O CÂNCER?

MITO! Homens jovens devem se preocupar desde cedo, principalmente se há um histórico familiar. Evite o tabagismo e vá regularmente ao seu Médico Stellantis Saúde. Ele saberá te orientar.

O CÂNCER DE PRÓSTATA É A DOENÇA QUE MAIS LEVA A ÓBITO A POPULAÇÃO MASCULINA NO BRASIL?

MITO! Na verdade o Câncer de Próstata está em 9º lugar, atrás inclusive do Câncer de Pulmão. As doenças de coração matam mais, dentre elas o Infarto é a que mais se destaca. A hipertensão arterial é um fator de risco para todas. Por isso, além de evitar o tabagismo, se alimentar bem e praticar atividade física, aferir constantemente a pressão arterial é fundamental para prevenir o coração de doenças graves.