
Vem aí uma das datas mais esperadas do ano: o Carnaval! Ele é sinônimo de alegria e muita diversão. Independentemente de como você deseja aproveitá-lo, o fundamental é manter a saúde em dia. Isso vale até mesmo para os olhos. Afinal, é nesta época do ano em que há um aumento do uso de maquiagens, glitter, confetes e outros apetrechos.
Inclusive, nas últimas semanas, oftalmologistas estão relatando sobre o aumento no número de casos que associam graves prejuízos oculares, incluindo cegueira, ao uso de pomadas para cabelo. Elas são utilizadas para modelar e fixar penteados. Com a aproximação do Carnaval, essa preocupação é ainda maior, pois a procura por penteados que levam a pomada aumenta.
Diante disso, preparamos algumas dicas para que você mantenha a saúde ocular em dia no período. Abaixo, você também confere mais sobre o caso das pomadas. Acompanhe!
Vermelho? Só se for na fantasia
Confira abaixo algumas orientações para manter o cuidado com os olhos:
- Use maquiagem ou pintura facial com cautela
- Cuidado ao usar lentes de contato
- Não exagere no glitter e na purpurina
- Aposte nos óculos de sol, mesmo em dias nublados
- Fique de olho nas espumas, confetes e serpentinas
- Não durma de cílios postiços
Outro ponto de atenção é não levar as mãos aos olhos sem lavá-las bem antes. Principalmente em locais que há muitas pessoas, o que aumenta as chances de transmissão de vírus e bactérias. Ah, e nada de esfregar os olhos, pois pode resultar em lesões oculares.
De olho na pomada
As pomadas que causaram os prejuízos costumam ser utilizadas para fazer tranças e penteados. Elas podem causar problemas quando têm contato direto com os olhos. Por exemplo, quando a pessoa transpira excessivamente ou chove e o produto escorre para o rosto.
Em contato com os olhos, elas podem causar:
- Dor
- Sensação de queimação
- Irritação nos olhos
- Lacrimejamento
- Pálpebras inchadas
- Dificuldade para enxergar
Segundo a Anvisa, as pomadas que causaram problemas não foram testadas oftalmologicamente e não têm autorização para esse uso. Antes de usar algum produto, verifique se ele possui o selo da Anvisa. A consulta também pode ser feita no site consultas.anvisa.gov.br.
Qualquer pessoa que tenha utilizado a pomada e sinta desconforto ou irritação ocular, é preciso procurar uma emergência oftalmológica para tratamento imediato.
Faça parte do “Bloco da Prevenção”: com a saúde em dia, a folia é garantida!
#LeveSaúdeProCarnaval