
Você sabia que o tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano, incluindo mais de 1 milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo? Além disso, a expectativa de vida de fumantes é pelo menos 10 anos mais curta do que a dos não fumantes. Essas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam o impacto do tabagismo na saúde.
O tabaco é o único produto de consumo legal que mata até metade das pessoas que consomem, mesmo quando usado exatamente conforme as instruções do fabricante. A OMS classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja por exemplo, cigarro, cachimbo, cigarro de palha, narguilé ou cigarro eletrônico.
Dia Mundial Sem Tabaco
Neste Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), a OMS está focada nas pessoas jovens devido ao alto uso de cigarros eletrônicos. Estudos mostram que crianças e adolescentes que usam esses dispositivos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida.
Os dados epidemiológicos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2023 mostram um aumento significativo no uso de cigarros eletrônicos entre adultos e jovens.
Em 2023, observou-se que 19,4% de adolescentes entre 13 e 15 anos já experimentaram cigarros eletrônicos, e 7,3% são usuários ou usuárias regulares. Entre as pessoas adultas, 11,7% relataram uso regular desses dispositivos, acreditando que são menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais.
Parece inofensivo, mas não é
Ainda que esteja disfarçado de algo recreativo, o cigarro eletrônico também é derivado do tabaco e, por isso, causa a inalação de monóxido de carbono, alcatrão e muitas outras substâncias prejudiciais. Além disso, pode conter nicotina, uma droga que pode causar vício e morte.
Os cigarros eletrônicos liberam substâncias tóxicas que são cancerígenas e aumentam o risco de doenças cardíacas e pulmonares. Além disso, podem afetar o desenvolvimento cerebral e causar distúrbios de aprendizagem nos jovens.
Principais cânceres causados pelo tabaco:
- Pulmão
- Boca
- Garganta
- Esôfago
- Pâncreas
- Bexiga
Diga adeus ao vício e dê olá para a saúde!
Se você é fumante, separamos algumas dicas para te ajudar a superar o vício:
- Defina uma data para parar e se prepare mentalmente.
- Informe pessoas próximas e familiares sobre sua decisão para obter suporte.
- Evite gatilhos que podem aumentar a vontade de fumar, como álcool e café.
- Pratique atividades físicas para reduzir o estresse.
- Procure ajuda profissional. A Equipe de Saúde do seu Plano de Saúde está disponível para apoiar sua jornada.
Cada passo conta!
A Stellantis Saúde se une à OMS e te convida a engajar no tema, buscando informações para um futuro livre do tabaco.
Envolva-se e ajude a criar um mundo mais saudável e livre do tabagismo.
#StellantisSaúde
#RumoAoFuturoLivreDeFumo
Veja abaixo o que acontece com o corpo quando a pessoa deixa de fumar:
