
É impossível fugirmos do dia a dia no trânsito, seja você pedestre ou motorista. E, dependendo do nosso estado mental, a rotina desgastante com congestionamentos e outros problemas pode significar o agravamento do estresse e o resultado pode ser um acidente.
Estamos no mês da Campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema nacional “No Trânsito, sua Responsabilidade salva Vidas”. O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, infelizmente, é um dos países com a maior taxa de mortalidade no trânsito em todo o mundo. São mais de 30 mil vidas perdidas anualmente.
Você já refletiu sobre as suas atitudes no trânsito? A empatia e a gentileza são fundamentais, assim como exercitar a positividade.
Confira, aqui, algumas dicas de normas de segurança e práticas saudáveis para você melhorar essa relação e, assim, proteger a vida e a saúde de todos.
Motorista:
- Respeite e sempre dê preferência para o pedestre
- Se fizer um movimento que desrespeitou o outra pessoa, peça desculpas
- Evite discussões no trânsito que podem aumentar seu nível de estresse
- Respeite a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas
- Não utilize fones de ouvidos, celular ou aparelho que retiram sua atenção do trânsito
- Use sempre o cinto de segurança
- Respeite a velocidade permitida na via em que está trafegando
- Se beber, nunca dirija.
Pedestre:
- Ao atravessar qualquer via, sempre utilize a faixa de pedestres ou a passarela
- Olhe para os dois lados ao atravessar uma via
- Evite utilizar fones de ouvido ou celular, que podem tirar sua atenção e gerar um acidente
- Respeite os sinais e placas de trânsito.
Ciclistas
- É muito importante que os ciclistas sejam vistos pelos motoristas. Então, utilize roupas claras e coloque luzes permitidas no equipamento
- Trafegue nas ciclovias ou ciclofaixas. Onde elas não existem, trafegue próximo ao meio fio
- Utilize itens de segurança como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e luvas para proteger caso ocorra um acidente.
Além dessas práticas de boa convivência e respeito às normas de trânsito, é preciso também cuidar da saúde. Se estiver com sono, cansado, ou se estiver fazendo uso de medicamentos contra indicados para quem precisa dirigir, não pegue o volante.
E se você trabalha ou passa muito tempo dirigindo, a postura correta ajuda a ter uma reação imediata caso necessário e também evitar problemas de coluna. Outra preocupação, principalmente para quem tem histórico genético, são os problemas de circulação sanguínea. Faça pequenas paradas para esticar as pernas e evitar doenças como trombose e varizes. E, não se esqueça de usar o protetor solar todos os dias.
No trânsito, dê preferência à gentileza e empatia!