Neste domingo (04/02), é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Data que reforçamos o nosso compromisso com a preservação da vida.   

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que ocorra cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil durante o triênio 2023-2025, com aproximadamente 70% dessas ocorrências concentradas nas regiões Sul e Sudeste. 

O que podemos fazer para melhorar este cenário? 

  • Cuide de você: adote hábitos saudáveis e faça o acompanhamento regular da saúde, para rastreio e diagnóstico o mais cedo possível. Isto vale para todas as pessoas e idades: crianças, adolescentes, adultos ou idosos.  
  • Seja um agente do cuidado: incentive as pessoas a buscarem os serviços de saúde. Uma simples carona para uma pessoa realizar uma consulta médica pode fazer a diferença! Fique sempre com a informação em dia e lembre-se: zero preconceito! 

Estou com câncer, e agora? 

Diante do diagnóstico, lembre-se: você não está sozinho ou sozinha. Busque apoio emocional, informe-se sobre tratamentos e confie na equipe médica. 

Se precisa, Conte Comigo*! Seja você está enfrentando o câncer, algum familiar ou alguém conhecido, o programa Conte Comigo pode te ajudar.   

  • 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.  
  • 0800 795 1550 e 0800 773 5333 (último número também disponível no WhatsApp).    
  • Pessoalmente nas Fábricas (confira os locais e horários no Hands On).   

Sem barreiras 

O câncer impõe diversas barreiras físicas e emocionais. O diagnóstico muitas vezes carrega o peso do desconhecido, desafiando a saúde mental. Tratamentos como quimioterapia e radioterapia, podem gerar efeitos colaterais intensos. Além disso, o estigma social associado à doença dificulta a aceitação e o suporte. 

O câncer no Brasil 

O tipo de câncer maligno mais comum no Brasil é o de pele não melanoma, correspondendo a 31,3% do total de casos. Em seguida, destacam-se o câncer de mama feminina (10,5%), câncer de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). 

No universo masculino, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, estimando-se 72 mil novos casos a cada ano no triênio 2023-2025, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

Por outro lado, entre as mulheres, o câncer de mama é o mais prevalente, com previsão de 74 mil novos casos anuais até 2025, ficando logo após o câncer de pele não melanoma em incidência. 

Como apoiar alguém com câncer? 

Mantenha a escuta ativa, demonstre amor e companhia. Ajude nas tarefas diárias e mantenha uma atmosfera positiva. Seja o apoio que essa pessoa precisa.  

Como diminuir os riscos de desenvolver câncer? 

  • Não fume e evite bebidas alcoólicas 
  • Alimente-se de maneira saudável 
  • Pratique exercícios físicos 
  • Mantenha o peso corporal adequado 
  • Faça acompanhamento médico regularmente 
  • Evite exposição excessiva ao sol  
  • Amamente quando possível  
  • Vacine-se  

A prevenção é a melhor escolha 

Cuide-se, compartilhe informações, incentive a prevenção e saiba que a Stellantis Saúde está aqui para apoiar a sua jornada!   

#StellantisSaúde 

*Elegível aos empregados, empregadas, estagiários, estagiárias e jovens aprendizes do grupo Stellantis e do Supplier Park do Polo Automotivo Stellantis Goiana, assim como para seus dependentes acima de 18 anos.