
A fisiologia do corpo feminino precisa de uma atenção maior durante a vida. Na população brasileira elas representam (50,77%) de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. E, apesar delas terem a taxa de mortabilidade menor que o sexo masculino, são as mais vuneráveis. Isso porque dados de doenças como câncer de mama, infecções, doenças cardíacas atingem fortemente as mulheres. Por isso, alguns pontos merecem atenção:
A saúde ginecológica, geralmente, é a mais procurada pelas mulheres para tirar dúvidas e realizar exames. É essencial por envolver ciclo menstrual, dor pélvica, dor ao urinar e alterações na genitália e nas mamas.
Já a saúde reprodutiva engloba o funcionamento do útero, ovários e a preparação para uma gestação ou pré-natal. É também a escolha do método contraceptivo durante a vida sexual ativa e essencial para o preparo sobre o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
Outro ponto importante, porém menos procurada pelas mulheres, é a saúde mental. Pois ela ajuda a enfrentar e a lidar com estresse, depressão pós parto e relações abusivas.
Não menos importante, a menopausa e a terceira idade são outros pontos cruciais. O corpo da mulher sofre várias alterações nessa fase com hormônios que podem causar problemas à saúde. Inclusive alterações cardiovasculares, diabetes e do trato urinário. Nessa etapa, é preciso redobrar os cuidados.
Quando esses pontos não são cuidados com atenção há grandes riscos de deparar com problemas que podiam ser evitados precocemente. Converse com o seu Médico de Referência.
A sua saúde deve ser prioridade!