Motivo de debates em todo o mundo, o suicídio é um grave problema de saúde pública e gera grandes impactos sociais. É a quarta causa de morte entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal, atingindo pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, culturas e sexos.

Os números variam entre países, regiões e até mesmo entre homens e mulheres. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), aqui no Brasil, a cada 100 mil homens, 12,6 cometem suicídio. Esse número é mais que o dobro em comparação com os 5,4 para cada 100 mil mulheres.

Cuide bem da sua mente

Segundo a OMS, a saúde mental não significa ausência de doenças mentais, mas está relacionada a um estado de bem-estar no qual a pessoa percebe suas habilidades, é produtiva em suas atividades de trabalho, consegue manejar o estresse e enfrentar as dificuldades da rotina diária e tem a capacidade de fazer contribuições positivas para a sua comunidade 

A saúde mental está relacionada à forma como reagimos perante as exigências da vida e ao modo como harmonizamos nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Por isso, é muito importante estar bem consigo mesmo e com os outros, aprender a lidar com as emoções, compreender as exigências da vida, reconhecer seus limites e sempre buscar ajuda quando necessário.

Existem alguns sinais de alerta que precisam de atenção e muitas vezes as pessoas em vulnerabilidade só precisam de ajuda profissional para preservar a saúde mental.

Seja solidário, dê atenção, não julgue e atente-se a alguns fatores de risco, como:

  • Histórico de transtorno mental
  • Casos de violência
  • Abuso sexual
  • Baixa autoestima
  • Situação de vulnerabilidade
  • Abuso de álcool e outras drogas
  • Problemas financeiros
  • Bullying

O tempo ruim vai passar

Com o apoio e a atenção necessária, o quadro relacionado a uma  doença mental pode ser estabilizado ou até mesmo revertido. Por isso, sempre que necessário, busque ajuda. O atendimento profissional feito de forma responsável fará você sentir a segurança necessária para fazer o tempo abrir novamente. 

Sua equipe de saúde nos Núcleos Stellantis Saúde está pronta para cuidar de você, sempre te auxiliando a compreender melhor essas situações da vida e a passar pelos momentos desafiadores com o suporte necessário. Se precisar, seja em qualquer época, conte com a Stellantis Saúde. Agende uma consulta com seu Enfermeiro ou sua Enfermeira de Referência.

Vamos fazer o tempo abrir novamente.